Notcias

Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial representa nova etapa do aprimoramento do PROAGUA

28/04/2015


A partir de quatro de maio deste ano o Instituto Adolfo Lutz (IAL) iniciará a implantação do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), desenvolvido pelo DATASUS, sob o comando da Coordenação Geral de Laboratórios (CGLab) do Ministério da Saúde. O GAL representa uma nova forma de relacionamento do laboratório com os Serviços Municipais de Vigilância Sanitária (VISA-M) no gerenciamento das análises de amostras do Programa de Qualidade da Água de Abastecimento Humano do estado de São Paulo (Proágua).
 
No ambiente "treinamento", disponível no site do Instituto Adolfo Lutz (IAL) é possível fazer exercícios, cadastrando solicitações de análises de água e consultando os resultados (laudos), assim como, acessar outras informações sobre o sistema e material instrucional.
 
Vale salientar que todas as funcionalidades do GAL Treinamento estarão ativas no GAL Produção. Para isso, as VISA-M devem solicitar acesso mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível na página citada e acessar o tutorial "Acesso ao GAL Produção", item "cadastro de usuários".
 
Como é de conhecimento, a partir de quatro de maio, os IAL só receberão amostras do PROAGUA cadastradas no GAL.
 
O GAL importa dados do Sistema de Informação Nacional de Qualidade da Água para Abastecimento Humano (Siságua), razão pela qual também é imprescindível a atualização dos cadastros dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) dos anos de 2014 e 2015.
 
A não atualização do Siságua impedirá o cadastramento das solicitações de análises do Proágua no GAL e, consequentemente, o recebimento das amostras pelos laboratórios do IAL.