Notícias

CVS recebe representantes da Califórnia para discutir Crise Hídrica

19/11/2015


A convite da Divisão de Meio Ambiente, representantes da região de São Francisco (Paula Kehoe, diretora de recursos hídricos da San Francisco Public Utilities Commission - SFPUC) e do Estado da Califórnia (Caren Trgovcich, diretora da California State Water Board), acompanhadas de David Arnold, do Consulado Geral Americano, visitaram o Centro de Vigilância Sanitária para explanar e debater as estratégias daquele estado para enfrentamento da crise hídrica e suas possíveis repercussões em termos de Saúde Pública.

Assim com o estado de São Paulo, a Califórnia vivencia severa seca, que afeta seu sistema de abastecimento e impõe a necessidade de conservação de manancais e economia de água, implicando a busca de alternativas de abastecimento, sensibilização da população, incentivos para uso racional e multas em casos de desperdício.

Neste contexto, as convidadas apontaram que a diversificação das fontes de abastecimento (utilizando, inclusive, água do mar), o tratamento e reuso para fins não potáveis e a redução do uso da água foram as principais iniciativas para garantir segurança hídrica na Califórnia, que possui, atualmente, reserva estratégica para os próximos anos.

Paula Kehoe  relatou ainda a necessidade de estruturação dos laboratórios prestadores de serviços e manutenção das redes de distribuição, a fim de garantir o monitoramento da qualidade e eliminar desperdícios no abastecimento. Ao fim, cogitou-se outras articulações para intercâmbio de idéias e informações sobre as questões de água, seguraça hídrica e saúde pública.

Vale notar que a diretora da SFPUC já esteve no Brasil em dezembro de 2014, juntamente com Newsha Ajami, da Stanford Unversity, quando ambas palestraram no 4º Seminário Estadual Água e Saúde, que aconteceu em São Carlos e teve como tema “Crise Hídrica e Segurança da Água”. Para acessar as apresentações de Paula Kehoe e de Newsha Ajami,  clique aqui.