Notícias

CVS recebe coordenadores de Saúde Bucal da USP

05/07/2016


Estiveram em visita ao CVS, no final de junho, os professores titulares da Faculdade de Saúde Pública da USP, Paulo Capel Narvai e Paulo Frazão, respectivamente, coordenadores geral e de projetos do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL/USP).

Acompanhados da pesquisadora Sonia Pestana, os professores foram recebidos pelo diretor de Meio Ambiente do CVS, Sérgio Valentim, e da assistente de Planejamento, Magdala Ramos, e apresentaram os resultados do Vigifluor, estudo multicêntrico do CECOL/USP voltado à descrição da cobertura populacional da fluoretação das águas da rede pública de abastecimento em cerca de 450 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

No Estado de São Paulo, o CVS colaborou com o CECOL/USP no desenvolvimento do estudo. Paulo Capel e Paulo Frazão informaram a intenção de, com a finalização do trabalho, instituir uma Rede Vigifluor com atribuição de fortalecer a análise de indicadores de fluoretação e fomentar a consciência sobre os benefícios da correta manutenção da potabilidade para fluoreto da água distribuída pelos sistemas de abastecimento público. O CVS se dispôs a colaborar com a Rede e cogita-se uma cooperação técnica entre as partes.

Por fim, o professor Paulo Capel informou que está disponível na internet sua apresentação sobre fluoretação da água no 5º Seminário Estadual Água e Saúde, evento realizado em dezembro de 2015 pelo CVS e FSP/USP, em parceria com outras instituições, que tratou do tema “Saúde bucal e fluoretação – um construir coletivo”.