Notícias

Abertas Inscrições para o 6º Seminário Estadual Água e Saúde

10/10/2016


Estão abertas as inscrições para o 6º Seminário Estadual Água e Saúde, que será realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, no Auditório do SESC JUNDIAÍ, localizado à Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico - Jundiaí, SP. A programação preliminar pode ser acessada aqui, e as inscrições podem ser realizadas no site do CVS.

Celebrar a água como elemento indissociável da vida é missão coletiva em qualquer momento do progresso humano, mais ainda em tempos de escassez e incertezas climáticas. Sendo essencial, a água deve ser cuidada. Como alicerce da existência de toda e qualquer criatura na terra, a água merece ser usada com respeito e moderação. Se assim, a água é sustentáculo da prosperidade e da boa vida, do bem-estar e da saúde.

Os Seminários Água e Saúde, iniciativa conjunta do Centro de Vigilância Sanitária, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP) e do Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água, em parceria com outras entidades de notória inserção no tema, consolidam-se como fórum de excelência em São Paulo para divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome.

A cada edição do seminário buscam-se novas e criativas combinações, de modo a garantir abordagens inovadoras das relações entre a água e a saúde. Não será diferente na sexta edição do Seminário, uma vez que neste ano a coordenação será partilhada com a Prefeitura do Município de Jundiaí, por intermédio de sua Secretaria de Saúde, e com o Serviço Social do Comércio – SESC Jundiaí.  Ganha-se muito com este arranjo, pois ele expande o debate e promove maior interação entre visões técnicas, gerenciais, acadêmicas e culturais.

Tais arranjos preveem uma programação elaborada com base na interação com outros importantes atores que tem discutido intensamente a gestão da água no Estado de São Paulo, como as agências reguladoras, o Ministério Público Estadual e Federal, as universidades, as empresas de saneamento, bem como o Ministério da Saúde e outras entidades.

A partir dessa ampla interlocução, o evento deste ano abordará as relações entre segurança hídrica e proteção da saúde. Tema caro aos que lidam com a gestão integrada dos recursos hídricos e com políticas de saúde pública, a questão da segurança da água se impõe no contexto do desenvolvimento sustentável e da saúde como direito de todos, influenciando diretamente o acesso universal à água potável.

Estejam, pois, todos convidados a participar desta iniciativa voltada ao tema da água e da saúde, que, juntamente com os seminários Áreas Contaminadas e Saúde e Hospitais Saudáveis, compõem o ciclo anual de eventos organizados pelo Centro de Vigilância Sanitária e parceiros para debater temas de extrema relevância para a qualidade de vida e saúde da população paulista.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Clique aqui para fazer download da programação preliminar.

ATENÇÃO: DEVE-SE UTILIZAR O NAVEGADOR “INTERNET EXPLORER” PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO.

Outras dificuldades/informações podem ser encaminhadas através do email ou telefones abaixo:

sama@cvs.saude.sp.gov.br

(11) 3065-4796 ou 3065-4812.