Notícias

CVS e Faculdade de Saúde Pública da USP apresentam Sistema de Informação de Agrotóxicos - Ariadne

08/11/2017


Em 31 de Outubro foi realizado evento na Faculdade de Saúde Pública da USP para lançamento oficial do Sistema de Informação de Agrotóxicos – ARIADNE.

 

O trabalho é resultado da parceria entre o Núcleo de Avaliação de Riscos Ambientais da Faculdade de Saúde Pública (NARA/FSP/USP) e o CVS, com financiamento do GAPS/FESIMA (Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde/Fundo Especial de Saúde para Imunização em Massa e controle de Doenças) vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

O evento de lançamento contou com a presença de representantes do CVS, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que debateram a importância e a necessidade de acesso à informação sobre o uso de agrotóxicos e os riscos à saúde humana.

O novo sistema reúne informações sobre 117 substâncias mais usadas para controle de pragas no território paulista, descrevendo suas características toxicológicas, comportamento ambiental, uso e aplicação e o índice de prioridade toxicológica ToxPi (US-EPA, 2012). O Sistema inclui também uma seção que apresenta o panorama da pulverização área no estado.

Assim concebido, o Sistema Ariadne mostra-se importante ferramenta para subsidiar as ações de controle do risco sanitário associado às práticas agrícolas que fazem uso intensivo de agrotóxicos, permitindo aos agentes de Vigilância Sanitária entendimento mais claro das variáveis envolvidas no processo de exposição humana a tais produtos, condição essencial para a proteção da saúde dos trabalhadores do campo, dos consumidores de produtos agrícolas e de água, das comunidades vizinhas às áreas de cultivo e da população em geral.