Notícias

3º Seminário Estadual Água e Saúde - Disponibilizadas Apresentações

04/09/2013


Estão disponíveis para download (link 1 e link2) as apresentações do 3º Seminário Estadual Água e Saúde, realizado no dia 26 de Setembro de 2013, no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizado à Avenida Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César - São Paulo - SP.
 
Os Seminários Água e Saúde, iniciativa conjunta do Centro de Vigilância Sanitária e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP), consolidam-se como fórum de excelência em São Paulo para divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome.

Nesta 3ª edição, o tema abordado será a vigilância da qualidade da água na perspectiva dos grandes acontecimentos públicos – os eventos de massa –, que se prenunciam no contexto de uma nação e de um estado cada vez mais inseridos nas lógicas sociais e econômicas do que se convencionou chamar globalização, entendida aqui, em suma, como uma radicalização das relações comerciais e afetivas entre os povos, implicando intensos movimentos transfronteiriços de mercadorias, ideias e pessoas.

Em eventos de massa como a Jornada Mundial da Juventude 2013 ou a Copa 2014 – que tendem a concentrar populações em tempos e espaços restritos, a intensificar fluxos de pessoas e a pressionar sistemas e infraestruturas –, alguns fatores ambientais de risco à saúde, em especial o consumo humano de água não potável, adquirem maior relevância social e econômica, conferindo magnitude aos riscos sanitários e exigindo estratégias de mobilização, prontidão e ações coordenadas para respostas efetivas por parte dos serviços de regulação.

Tais eventos exigem do setor saúde estratégias específicas de regulação de riscos sanitários, que contemplam análise criteriosa de cenários, mobilização, resposta rápida e ampla articulação interinstitucional. Deste modo, o Seminário se propõe a apresentar e discutir algumas iniciativas para melhor estruturar ações de controle do risco sanitário relativo à água para consumo humano, de maneira a garantir segurança ao público durante os eventos e propiciar algum legado à população em geral.
 
O seminário é voltado a profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde e dos órgãos de Meio Ambiente, de Saneamento e de Recursos Hídricos, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, além de especialistas de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com o tema.
 
Organização: Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e Faculdade de Saúde Pública da USP.
 
Informações:.
 
E-mail: sama@cvs.saude.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3065-4796 ou 3065-4812.

Clique aqui para fazer download da Programação.

Clique aqui (link 1 e link2) para fazer download das apresentações.

ATENÇÃO: para abertura das apresentações é necessário ter o programa WinRAR instalado no computador (download através deste link).