Notícias

Publicação do Boletim de Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos no Estado de São Paulo

01/02/2021


A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) integra as ações de Vigilância em Saúde, definidas pela Instrução Normativa SVS nº 1/2005 e compõe serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade da saúde da população. São eles, a vigilância da qualidade da água para consumo humano, qualidade do ar, solo contaminado, substâncias químicas, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos e ambiente de trabalho.
 
Nesse contexto a Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos (VSPEA) exerce ações integradas de saúde direcionadas às populações expostas à agrotóxicos ou potencialmente expostas, sobretudo aos trabalhadores e às comunidades afetadas. Consiste em notificação das intoxicações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), levantamento e análise sistemática de dados e ações de prevenção e promoção de saúde. Inclui também o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos, inclusa a água, bem como a contaminação do solo.
 
O Boletim VSPEA 2020, reuniu as informações de monitoramento dos principais programas de vigilância em relação aos agrotóxicos, que inclui as notificações de intoxicações, o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, monitoramento de alimentos e saúde do trabalhador.