Notícias

CVS divulga orientações para medidas preventivas de saúde em situações de estiagem

09/04/2014


A estiagem que assola o estado de São Paulo e prenuncia problemas na regularidade do abastecimento de água requer olhar atento das equipes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).

Por conta disto, o Centro de Vigilância Sanitária apresenta ao Sevisa o Comunicado CVS-23, publicado no DOE em 08 de abril, com orientações para as ações inscritas no Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua) por conta de eventuais situações de racionamento de água.

O comunicado aborda questões como o comércio de água por meio de caminhões-pipa, a perfuração de poços tubulares profundos, o nascente mercado de água de reuso, o consumo em áreas periféricas de água oriunda de poços cacimba ou minas, a estocagem inadequada de água, dentre outras fatores de interesse sanitário.

O comunicado destaca também a importância do diálogo entre a vigilância sanitária e os sistemas públicos de abastecimento em contextos de carência de água, de forma a garantir planos de contingência nos quais sejam contempladas questões de saúde pública.