Notícias

CVS participa de Comitê de Saúde Bucal

26/08/2012


Em 15 de agosto aconteceu no prédio da SES a 2ª reunião do Comitê Estadual de Referência em Saúde Bucal.

O Comitê está ligado ao Gabinete do Secretário e foi instituído para assessorar tecnicamente as políticas e diretrizes desenvolvidas pela Pasta, visando aprimorar as ações de saúde bucal com foco na integralidade da atenção. A saúde bucal é uma das atuais prioridades do Governo do Estado e é contemplada sob os aspectos da atenção básica, vigilância em saúde e assistência hospitalar.

No eixo de vigilância, o CVS coordena o "Projeto Promoção e Qualidade de Vida - Fluoretação das Águas de Abastecimento Público", vinculado ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua). O projeto abrange 107 municípios do Estado e se propõe a melhorar a fluoretação da água da rede pública de modo a garantir saúde bucal para a população paulista.

Na reunião, o CVS esteve representado pelo diretor da Divisão de Meio Ambiente, Sérgio Valentim, e pela coordenadora do projeto, Magdala Ramos. Magdala apresentou dados sobre o atual estágio do projeto, mostrando que já se nota sensível melhora dos indicadores de fluoretação nos municípios contemplados.

Segundo Magdala, “estamos monitorando a implantação dos equipamentos adquiridos com recursos da SES, avaliando a capacidade de operação dos sistemas e analisando, em seu conjunto, os dados de potabilidade da água”.