Notícias

Vigilância Sanitária de São Paulo organiza encontro que fortalece Rede de Saúde do Trabalhador no Estado

14/09/2012


Cerca de 150 pessoas participaram de 28 a 30 de agosto, em São Paulo, do XVI Encontro Estadual da RENAST - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, organizado pela Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST/CEREST), do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo.

Comemorando 10 anos de implantação da RENAST, o Encontro coincidiu com um momento particularmente importante para a Saúde do Trabalhador no País, já que na semana anterior foi publicada a Política de Saúde do Trabalhador – pela primeira vez um documento oficial deu as grandes diretrizes e as linhas de atuação para a Saúde do Trabalhador no SUS.

O Encontro reuniu instituições do SUS e o Controle Social para debater temas e propostas para o desenvolvimento das ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação à saúde dos trabalhadores. As instituições do SUS envolvidas foram Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, Departamentos Regionais de Saúde (DRS), Grupos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (GVS e GVE) do estado.

“O evento propiciou que os serviços compartilhassem suas experiências, contribuindo para o aperfeiçoamento e consolidação da rede estadual, de modo a torná-la mais integrada e coordenada”, segundo Simone Alves dos Santos, diretora técnica da DVST.

O último dia foi dedicado às discussões macrorregionais, buscando construir estratégias para a articulação dos CEREST regionais e das instâncias regionais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (DRS, GVS, GVE), para que, em conjunto com os Colegiados de Gestão Regional (instâncias do SUS integradas por gestores municipais de saúde e representantes dos gestores estaduais) e Controle Social, possam conduzir o processo de planejamento, pactuação e implementação das ações de Saúde do Trabalhador.