Notícias

Núcleo de Farmacovigilância do CVS/SP participa do IX Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas.

23/11/2012


Realizado em Brasília no período de 08 a 10 de novembro de 2012, o IX Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas (IXEIFVA) reuniu cerca de 450 profissionais dos diferentes países do continente e contou com a presença de renomados pesquisadores internacionais e representantes de instituições referências na área de farmacovigilância como o Centro de Monitoramento de Medicamentos da OMS, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, a Universidade Autônoma de Barcelona e a Agência Européia de Medicamentos (EMA).

Pela primeira vez o evento foi realizado fora da Colômbia, onde acontece desde 2003 e sua realização em Brasília representou o fortalecimento da farmacovigilância no país.

A realização do evento envolveu a Organização Pan Americana de Saúde, o Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos e Alimentos da Colômbia (INVIMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Um comitê científico foi formado para a estruturar a programação, mesas e debates, além da avaliação dos trabalhos científicos apresentados no formato de pôster durante o Encontro. O Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (NFV/SP) participou do referido Comitê, juntamente com representantes de outros centros estaduais de vigilância sanitária e de diferentes instituições acadêmicas e de pesquisa do país.

Os eixos temáticos do encontro incluíram debates sobre Políticas Públicas, Gestão do Risco e Regulamentação em Farmacovigilância, Notificação e Desafios em Farmacovigilância. Representantes do NFV/CVS/SP participaram ativamente do evento em duas mesas de debate: 

- Desafios para a Comunicação Efetiva em Farmacovigilância no Brasil   e

- Implantação da Farmacovigilância no Estado de São Paulo.

Além disso, o Núcleo apresentou durante o encontro, nove trabalhos científicos, sendo seis deles desenvolvidos por alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade São Paulo (FCFUSP), estagiários do Núcleo de Farmacovigilância no âmbito do Programa Educação pelo Trabalho – Vigilância em Saúde (PET – VS). Dentre estes, o trabalho intitulado “Natalizumab associated to progressive multifocal leukoencephalopaty: proposal to establish a risk minimization plan”, elaborado pela estagiária Lara Cheliz Rodrigues, Adalton G. Ribeiro e Eunice K. Kano, recebeu o primeiro lugar na premiação dos trabalhos inscritos no evento.

Conheça os demais trabalhos desenvolvidos pelo NFV/SP:

- A farmacovigilância no Estado de São Paulo. Um balanço do período 1998 a  2012.

- A importância do Programa de Educação pelo Trabalho – Vigilância em Saúde (PET-VS) no processo de aprendizagem em farmacovigilância

- Avaliação da indicação para uso off label do medicamento oxcarbazepina.

- Insulin glargine data collection and cancer incidence.

-  Analysis of adverse drug reaction profile of rituximab

- Analysis of immunobiological tnf- α inhibitors adverse drug reaction profile of: a pharmacovigilance overview.

- Risk of neuropsychiatric adverse drug reaction associated to uso of varenicline tartrate.

- Osteonecrosis of jaw in use of bisphosphonates.

Veja aqui foto do poster premiado.