Notícias

Centro de Vigilância Sanitária publica o Alerta Terapêutico em Farmacovigilância 01/2013

05/08/2013


      O Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária (NFV/CVS) publicou por meio do Comunicado 45 de 02/08/2013, o “ALERTA TERAPÊUTICO EM FARMACOVIGILÂNCIA 01/2013 – Metilfenidato: indicações terapêuticas e reações adversas, direcionado aos profissionais de saúde e estabelecimentos farmacêuticos, sobre os cuidados na prescrição, dispensação e uso de medicamentos que contêm a substância metilfenidato.      

No Brasil, o medicamento está comercializado no mercado com as marcas Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta® e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças maiores de seis anos de idade e para narcolepsia ou cataplexia em adultos. O uso terapêutico do medicamento fora destas indicações não tem sua segurança ou eficácia reconhecidas pelo órgão regulador.

  No período de dezembro de 2004 a junho de 2013 o NFV/CVS recebeu 553 notificações de suspeitas de reações adversas associadas ao uso do medicamento, observando o uso inadequado do produto para indicações ou faixas etárias não autorizadas pela Anvisa,  expondo os pacientes ao risco de reações adversas graves.  

Acesse aqui o Alerta Terapêutico 01/2013 e saiba mais sobre o uso deste medicamento.