Notícias

Criada a Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos - REBRACIM

08/11/2013


O Ministério da Saúde institui por meio da Portaria 2647 de 04/11/2013, publicada em 05/11/2013, a REBRACIM, rede de centros colaboradores para execução de serviços e atividades direcionadas à produção e difusão de informação sobre medicamentos, visando à promoção do uso racional desses produtos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os objetivos da Rede estão a prestação de informação imparcial, referenciada e criticamente avaliada sobre medicamentos, aos profissionais de saúde, usuários e gestores do SUS, de forma a subsidiar a atenção à saúde e promover a segurança e qualidade dos serviços.

Compõem o Comitê Gestor da REBRACIM, representantes do Ministério da Saúde (Departamentos de Assistência Farmacêutica - DAF, Ciência e Tecnologia - DECIT e Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde - DEGITS), do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (ABENFAR), Associação Brasileira de Centros de Informação Toxicológica (ABRACIT) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).

A Portaria cria ainda os Grupos Executivos de Gestão de Informação, Educação para Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Ensino e Pesquisa.

No prazo de 180 dias o Comitê Gestor submeterá ao Ministro de Estado da Saúde, as diretrizes e o regimento interno da Rede.