Notícias

Grupo de Vigilância Sanitária promove o fortalecimento do SEVISA na região de Assis

08/04/2013


O Grupo de Vigilância Sanitária de Assis (GVS XIII) promoveu, nesse primeiro quadrimestre de 2013, quatro eventos para sensibilização dos dirigentes municipais para o fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA), considerando-se o ingresso de novos gestores municipais e conseqüente alteração do quadro de recursos humanos das equipes de Vigilância Sanitária (VISA).

Parte dos eventos foi direcionada ao controle do risco sanitário e parte, ao fortalecimento da gestão em vigilância sanitária, a saber:

  • A Primeira Oficina do Ciclo de Reuniões Técnicas em Vigilância Sanitária (27/2/13) teve por objetivo direcionar e auxiliar tecnicamente todas as atividades desenvolvidas pelas equipes que atuam no controle do risco sanitário dos serviços odontológicos e de diagnóstico por imagem.
  • Foram promovidas, em parceria com o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Marília (CEREST) e com o Subgrupo de Vigilância Sanitária de Tupã (SGVS XIX), Oficinas de Sensibilização em Saúde do Trabalhador para implantar a Notificação de Suspeitas de Acidentes e de Doenças do Trabalho. Os primeiros resultados apresentados foram: (1) a elaboração de fluxograma de informação, de acordo com o perfil de cada município; e, (2) a definição de agenda de inspeções nos ambientes de trabalho em que o histórico de ocorrências de acidentes e de doenças ocupacionais foi maior.
  • Teve início, por Paraguaçu Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo, a realização de visitas aos municípios da área de abrangência do GVS XIII, para monitorar os Serviços de Vigilância Sanitária (VISA-M) e verificar as necessidades de subsidiar tecnicamente os novos gestores - Prefeitos, Secretários de Saúde e Dirigentes de VISA - para o desenvolvimento das ações de VISA.
  • Complementarmente, no início de abril, foi realizado evento sobre o "Financiamento das Ações de Vigilância em Saúde no SUS", que teve como público alvo os secretários municipais de saúde; diretores dos Serviços Municipais de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária (VISA) e Vigilância Epidemiológica (VE); e diretores dos departamentos financeiro e administrativo dos 25 municípios da área de abrangência do GVS XIII. O tema central - Bloco de Vigilância em Saúde – abordou os diversos pisos e incentivos financeiros para o gerenciamento destes recursos.