Notícias

Equipes de Vigilância Sanitária em constante capacitação na Baixada Santista

02/08/2013


As questões sanitárias relevantes da região evidenciadas por indicadores de saúde preocupantes como, por exemplo, altos coeficientes de mortalidade materna e infantil, de câncer de mama e colo de útero, desafios a enfrentar pelo SUS regional. Qual a contribuição da Vigilância Sanitária (VISA) para a redução dos fatores de riscos à saúde da população?

Os caminhos para que as nossas ações tenham reflexo na saúde da população passam por atuações em um amplo mosaico de áreas, o que exige de cada autoridade sanitária e de cada equipe de VISA um saber técnico diversificado e constantemente atualizado.

À VISA estadual  cabe ofertar capacitações e oportunidades de debate e atualização nesse amplo campo de atuação. É o que o GVS XXV tem procurado fazer por meio de: reuniões mensais de diretores e parceiros de VISA; de inspeções sanitárias compartilhadas; de assessorias técnicas para emissão de LTA-Laudo Técnico de Avaliação físico-funcional das edificações de serviços de saúde; de elaboração de pareceres e informes técnicos; e também, por meio de eventos educativos, previstos na Programação Anual de Ações de Vigilância Sanitária (Pavisa) em que, somente no primeiro semestre de 2013, contou com 359 participantes em quatorze eventos realizados.