Notícias

Agentes sanitários da região de Botucatu receberam capacitação para o manejo de abelhas da espécie africana

14/02/2014


O Grupo de Vigilância Sanitária  (GVS XVI), em parceria com a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu e setor de apicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMZV) da Unesp, promoveram (6/2/14) curso de manejo de abelhas africanizadas aos agentes sanitários da região de Botucatu.

No encontro foi apresentada a experiência do município de Botucatu no atendimento às solicitações de captura de enxames desta espécie de abelha e a importância destes insetos para o meio ambiente e saúde pública.

Em 2013, a retirada de enxames de abelhas e vespas liderou o ranking da VAS Botucatu com 1.040 atendimentos, sendo que deste total 120 acidentes foram registrados.

Como proceder diante de um enxame?

Segundo Dr. Campanucci, professor da FMZV, caso a pessoa se depare com um enxame de abelhas ou vespas, deve manter a calma, se afastar do local e acionar a Vigilância Ambiental em Saúde. “O importante é não atearmos fogo ou jogarmos veneno no enxame, pois isso desencadeará um comportamento de defesa das abelhas, atacando, assim pessoas e animais em um raio de até 300 m2 “,  alerta e complementa - “em caso de ataque de abelhas devemos promover uma fuga do local o mais rápido possível, protegendo principalmente, cabeça e pescoço”.