Notícias

Intervenção conjunta do Ministério Público e das Vigilâncias Sanitárias de Assis e Cruzália resulta na instalação de rede de esgotos no Bairro do Cateto

11/03/2014


Em ação realizada conjuntamente pelo Grupo de Vigilância Sanitária de Assis (GVS XIII), Vigilância Sanitária Municipal (Visa-M) de Cruzália e o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público, no mês de junho de 2013 constataram, através de inspeções realizadas no Bairro do Cateto, núcleo residencial distante seis quilômetros da sede da Visa-M, que cerca de 110 moradias e aproximadamente quatrocentos habitantes não dispunham de rede coletora de esgoto. A solução existente no local era composta de fossas negras instaladas nas áreas livres das residências.

A SABESP tem a concessão para a prestação dos serviços de saneamento básico no município e foi autuada pela Vigilância Sanitária municipal, com respaldo e cooperação do GVS XIII e do GAEMA, com o intuito de iniciar imediatamente as obras necessárias para corrigir o problema bem como, implantasse também solução de tratamento dos efluentes, antes do lançamento no curso d’água do afluente do rio Paranapanema.

No mês de novembro de 2013, a um custo de mais de setecentos mil reais e num prazo de execução de 240 dias, as obras tiveram início. Em visita realizada em março de 2014 por técnicos do GVS de Assis e Visa-M de Cruzália, constatou-se que as obras encontram-se adiantadas com a instalação da tubulação se findando e o local, onde será construída a estação de tratamento de esgoto, já gabaritado.

Esta é uma ação que demonstra como uma intervenção da vigilância sanitária pode influir diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, bem como auxilia, de maneira importante, a recuperação ambiental.