Notícias

Ribeirão Preto prepara estabelecimentos da rede hoteleira e do setor gastronômico para receber turistas durante a copa com condições sanitárias adequadas

28/03/2014


Considerando a escolha de Ribeirão Preto como base de hospedagem e de treinamento da Seleção Francesa para a Copa Fifa 2014, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo realizou 2 seminários para discussão das boas práticas sanitárias.

No dia 11 de março de 2014 foi realizado o seminário “Boas práticas sanitárias para o setor hoteleiro”, o evento foi realizado no Centro Cultural Palace e contou com aproximadamente 100 participantes.

Sete dias após (18/3) foi realizado o seminário “Boas práticas sanitárias para os serviços de alimentação”, dirigido aos profissionais dos diferentes tipos de estabelecimentos relacionados ao setor de serviços de alimentação (restaurantes, churrascarias, bares, lanchonetes, etc), no Auditório Meira Júnior do Theatro Pedro II, com a presença de aproximadamente 140 participantes.

Técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde abordaram diversos temas de interesse sanitário, dentre eles: Doenças transmitidas pela água e alimentos; Síndrome do edifício doente; Saúde do trabalhador – Vacinação; Boas práticas com a água de consumo; e, Boas práticas nos serviços de alimentação.

A administração municipal espera que a cidade receba um grande contingente de turistas do exterior, além de um número significante de turistas da região que certamente irão aquecer o setor hoteleiro e o comércio de alimentos e bebidas da cidade.

Os eventos foram considerados muito importantes por alertarem as pessoas responsáveis por hotéis e por serviços de alimentação, sobre os riscos sanitários que existem em decorrência dos grandes eventos de massa, como a Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014.

Durante os eventos foi apresentada uma cartilha que será disponibilizada aos turistas no aeroporto, em hotéis, em restaurantes, etc, com informações importantes relacionadas à saúde dos turistas. A cartilha, em sua versão final será redigida em três idiomas (Português, inglês e francês).