Notícias

CVS e parceiros apresentam Plano de Contingência para Gestão de Riscos Associados a Microalgas Tóxicas no Litoral Paulista

13/12/2021


Em abril último, o Secretário de Estado da Saúde e os titulares das Pastas de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento publicaram em DOE a RESOLUÇÃO CONJUNTA SES/SIMA/SAA – 001/2021, que instituiu o Grupo Interinstitucional (GI) para Gestão Integrada de Riscos Associados a Florações de Microalgas Tóxicas em Águas do Litoral Paulista.

A iniciativa é desdobramento de eventos ocorridos no inverno de 2016, quando ocorreu a proliferação de microalgas tóxicas em praias paulistas, resultando na contaminação de moluscos bivalves cultivados para fins de consumo humano, fato que demandou a publicação dos comunicados CVS-25-GT Alimentos Ditep, CVS-SAMA 029/2016 e CVS-SAMA/Ditep 038/2016.

Em 13 de Dezembro, o GI realizou uma Webconferência para ampliar a discussão do problema e apresentar os pormenores do Plano de Contingência junto às partes interessadas, de modo a promover a articulação de soluções condizentes com a realidade paulista. Assista à Webconferência clicando aqui.