Notícias

Pesquisadora da UNESCO em visita ao CVS

22/01/2014


Em janeiro, a professora e pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Raquel dos Santos, esteve em visita ao CVS.

Raquel foi, por 10 anos, diretora do Grupo Técnico de Saúde Ambiental da Divisão de Meio Ambiente do CVS e, desde 2006, está em Delft, Holanda, no Institute for Water Education (UNESCO-IHE), onde desenvolve pesquisas e conclui sua tese de doutorado a respeito de governança de água em países em desenvolvimento.

Suas atividades ocorrem no Integrated Water Systems and Governance Department da UNESCO-IHE e tem-lhe proporcionado uma ampla e diversificada visão dos cenários globais de gestão da água e dos modos como se desenvolvem as políticas públicas que procuram garantir acesso à água de populações em territórios com carências em termos de disponibilidade hídrica.

A visita permitiu entendimentos preliminares para possível estabelecimento de cooperação entre o CVS e a UNESCO-IHE, visando a troca de experiências e a elaboração de eventos conjuntos para aprimorar políticas públicas de regulação de riscos sanitários relacionados à qualidade da água para consumo humano.

Raquel fez questão de ressaltar sua história no CVS: “A experiência de trabalho no CVS, na qual interagi com profissionais de reconhecida competência e lidei com variados temas ambientais e sanitários, num território tão diversificado como o do estado de São Paulo, me permitiu rica bagagem para enfrentar os desafios que hoje me são apresentados na UNESCO-IHE”.