Notícias

Regional de Botucatu intensifica ações do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia

19/06/2015


O Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI) e o Subgrupo de Avaré (SGVSXVI) retomaram para 2015 as ações de monitoramento dos serviços de mamografia da região com o objetivo de atender ao  Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM)  e intensificar as ações para melhoria dos serviços de mamografia.

O PNQM foi instituído pela Portaria GM/MS nº 2.898/2013 que tem por objetivo avaliar o desempenho da Prestação dos Serviços de Diagnóstico por Imagem que Realizam Mamografia, com base em critérios e parâmetros referentes à qualidade da estrutura, do processo, dos resultados, da imagem clínica e do laudo.

O PNQM tem abrangência nacional e se aplica a todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados que realizam mamografia e que sejam vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2014 foi realizada uma palestra informativa em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR),  explanando  sobre as responsabilidades e as ações necessárias para implementação do PNQM nesses serviços, situados na região de abrangência do GVS e SGVS XVI.

Posteriormente foram realizadas inspeções compartilhadas com as Vigilâncias Sanitárias municipais (Visa-M) nos treze serviços de mamografia da região, utilizando o formulário de Avaliação (Anexo I da referida portaria nacional), composto por 26 questões, cujos resultados foram lançados no sistema de informação disponibilizado em www.mamografia.unifei.edu.br.

Neste ano, em continuidade ao Programa, estão sendo realizadas novas avaliações com o objetivo de monitorar e comparar as melhorias dos Serviços em relação ao ano anterior.