Notícias

A Capina Química e o Comércio de Produtos com Amianto são temas de debate das Vigilâncias Sanitárias da região de Botucatu

04/09/2014


Conforme diretrizes estabelecidas pelos Programas de Toxicovigilância e de VISAT-Amianto, do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS-SES/SP), o tema será debatido com os técnicos dos trinta municípios da região de abrangência do Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI) e do Subgrupo de Vigilância Sanitária de Avaré (SGVS XVI), no dia 12 de setembro do corrente ano.

O procedimento de remoção de plantas invasoras ou plantas daninhas, utilizando produtos químicos, popularmente conhecidos como “capina química”, tem sido uma prática comum em vários municípios paulistas, expondo o trabalhador e a população aos produtos tóxicos que lentamente pode levar a uma intoxicação e ao adoecimento.

Outro fator de risco está associado aos danos ocorridos no meio ambiente, tais como, contaminação do solo e das águas.

O uso da Capina Química envolve desinformação, confusão, ilegalidade no comércio de agrotóxicos, conforme legislação vigente no Brasil e, portanto, deve ser abolida.

O Programa VISAT-Amianto integra o conjunto de prioridades da Programação de Ações de Vigilância Sanitária do estado de São Paulo e tem, entre outras estratégias, a inspeção sanitária nos estabelecimentos que comercializam produtos que possam conter amianto em sua formulação, visto que a produção e venda de produtos, materiais e artefatos que contenham qualquer tipo de amianto em sua composição, está proibido no estado de São Paulo.

O GVS XVI e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Botucatu (CEREST) coordenam o desenvolvimento do programa na região desde 2009. Com as fiscalizações realizadas anualmente nos estabelecimentos comerciais, obteve-se redução significativa ou até mesmo a eliminação deste comércio irregular nos municípios participantes do Programa. Para se ter uma idéia, na primeira fiscalização realizada no comércio dos 13 municípios da região do GVS de Botucatu, foram interditados 8.764 produtos contendo amianto e, na última ação (2013), apenas 388 produtos foram encontrados. Uma redução de 85,6% na venda de produtos contendo amianto.

Local: Câmara Municipal de Avaré

Endereço: Avenida Misael Eufrásio Leal, nº 999

Horário: 09h às 14h

Contatos: (14) 3811.4630/4614

Inscrições e programação: Acesse aqui e clique sobre o dia 12/09/2014.