Notícias

A Vigilância Sanitária discute a qualidade da água ofertada à população da região de Ribeirão Preto

10/11/2014


Devido a estiagem que assola a região de Ribeirão Preto, o Centro de Vigilância Sanitária do estado de São Paulo (CVS-SP) promoveu uma oficina de trabalho, na manhã do dia 05/11/2014, para avaliar quais meios alternativos estão sendo utilizados e que podem gerar situações de agravos à saúde da população.

O evento, sob a coordenação do Sr. Luis Sérgio Ozório Valentim, diretor da Divisão de Saúde e Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária (SAMA-CVS), teve a participação de diretores e técnicos das equipes municipais de Vigilância Sanitária (VISA-M) da área de abrangência do Grupo de Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto  (GVS XXIV).

Foram abordadas as diversas alternativas de captação e distribuição de água; entre elas, minas, caminhões pipa sem a devida regularização e poços abertos ela população, sem a garantia da qualidade da água.

A partir dessa Oficina, as VISA-M farão um levantamento junto às empresas de transporte de água para consumo humano para averiguar o cadastro e o cumprimento do que determina a Resolução SS-48/1999, cuja finalidade é reduzir os riscos de agravos à saúde consumidora de água de abastecimento público e privado.