Programas e Projetos
Programa de Educação pelo Trabalho (PET- Saúde/Vigilância em Saúde)
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) é um programa promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, desenvolvido por universidades em parceria com Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Saúde e, visa à formação do aluno através do trabalho, oferecendo oportunidades de troca de conhecimento e experiência entre profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e alunos de cursos de graduação da área da saúde. Além disso, oportuniza a realização de estudos sobre vigilância em saúde e amplia a integração entre serviços de saúde e instituições de ensino superior. O programa é desenvolvido por tutores (docentes da Universidade de São Paulo), preceptores (profissionais de serviços vinculados à Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo) e alunos de Cursos de Graduação (Enfermagem, Farmácia-Bioquímica, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Odontologia e Psicologia). A participação dos profissionais dos serviços no processo ensino-aprendizagem dos alunos em ações de vigilância em saúde, mediada pelo tutor, é relevante no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, pois contribuem com a formação de competências necessárias às práticas de saúde dessa área.
No Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS/SP) os alunos estão sob a preceptoria de um farmacêutico no Núcleo de Farmacovigilância da Divisão Técnica de Produtos de Interesse à Saúde e desenvolvem junto com seu preceptor:
- a análise de causalidade das suspeitas de Eventos Adversos de Medicamentos (EAM), notificados ao CVS/SP; manuseio e utilização dos bancos de dados Micromedex® e PERIWEB (banco de dados eletrônico de registro de suspeitas de EAM recebidos pelo Núcleo de Farmacovigilância do CVS-SP)
- a realização de estudos farmacoterapêuticos, abordando os aspectos fisiopatológicos das doenças, tratamentos farmacológicos, fármacos indicados e gerenciamento de risco envolvendo o tratamento.
O Programa PET-VS proporciona aos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade São Paulo (FCF USP), melhor compreensão da estrutura e funcionamento do SUS, além de oferecer oportunidade única de vivenciar a rotina de trabalho em um serviço público de saúde, no âmbito da gestão e da vigilância sanitária. A atuação dos alunos em instituições públicas contribui ainda com sua formação técnico-científica, uma vez que a associação e aplicação do conhecimento adquirido nas disciplinas do curso ao trabalho desenvolvido ocorrem a todo o momento. Além disso, os alunos têm oportunidades de vivenciar problemas reais de saúde pública e discutir com seus preceptores e tutores, possíveis estratégias para solucioná-los.
Alguns Resultados do Programa
No período de 2010 a 2011, foram desenvolvidos pelos alunos do Programa, sob coordenação do Diretor Técnico do Núcleo de Farmacovigilância do CVS/SP, dez estudos farmacoterapêuticos, seis deles apresentados em diferentes espaços e veículos de divulgação científica:
1) Estudo comparativo das reações adversas relacionadas aos Imunobiológicos Inibidores de TNF-alfa: Etanercept, Infliximab e Adalimumab.
2) Análise de Sinal envolvendo os Imunobiológicos Inibidores de TNF-alfa: Etanercept, Infliximab e Adalimumab. ANALYSIS OF ADVERSE DRUG REACTION PROFILE OF IMMUNOBIOLOGICAL TNF-ALPHA INHIBITORS (ETANERCEPT, ADALIMUMAB, INFLIXIMAB:: A PHARMACOVIGILANCE OVERVIEW
3) Antagonista dos receptores de angiontesina II - comparação entre os perfis de reações adversas e a relação com neoplasias.
4) Estudo de gerenciamento de risco e reações adversas graves relacionadas ao medicamento Clozapina.
5) Comparação entre os perfis de reações adversas relacionadas ao Rituximabe (Mabthera®) e Tocilizumabe (Actemra®). (RITUXIMAB AND TOCILIZUMAB: COMPARISON OF PROFILES OF ADVERSE DRUG REACTION).
6) Levantamento de reações adversas psiquiátricas e teratogênicas envolvendo o medicamento isotretinoína. (ANALYSIS OF TERATOGENIC EFFECTS AND PSYCHIATRIC DISORDERS WITH THE USE OF ORAL ISOTRETINOIN)
7) Associação entre o uso da Insulina Glargina (Lantus®) e a incidência de câncer. (INSULIN GLARGINE DATA COLLECTION AND CANCER INCIDENCE)
8) Estudo do gerenciamento de risco: reações adversas graves relacionadas ao uso do medicamento Mirena® (levonorgestrel). (STUDY OF DRUG-RELATED ADVERSE EFFECTS OF LEVONORGESTREL INTRAUTERINE DEVICE).
9) Estudo do perfil das reações adversas envolvendo o medicamento do Tartarato de Varenicline (Champix®) (RISK OF NEUROPSYCHIATRIC ADVERSE DRUG REACTION ASSOCIATED TO USE OF VARENICLINE TARTRATE).
10) Levantamento do perfil de reações adversas associadas ao uso do medicamento Rituximab (MabThera®).