Notícias
Regional de Botucatu proporciona vivência em Vigilância Sanitária aos graduandos de enfermagem da UNESP
16/06/2015
O Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em conjunto com o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, pelo sexto ano consecutivo promoveu parceria, por meio da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva, para propiciar o reconhecimento de que a prática de enfermagem em saúde coletiva integra, com a equipe de profissionais e de outros setores, o trabalho coletivo em saúde. O tema da vivência escolhido para 2015 foi Inspeção em Unidades de Saúde com Pronto Atendimento.
Estiveram presentes nas atividades, entre março e maio deste ano, os municípios do Colegiado Regional de Gestão (CGR) Pólo Cuesta que não possuem hospitalna sua Rede de Serviços de Saúde, mas possuem Unidades com Pronto Atendimento ou Sala de Urgência/Emergência: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Pardinho, Pratânia, Pereiras e Porangaba.
Objetivo:
- Propiciar aos alunos do 4º ano do Curso de Enfermagem da UNESP-Botucatu uma aproximação com o campo de atuação da vigilância sanitária, sua missão enquanto promoção e proteção à saúde;
- Propiciar a esses alunos a vivência do trabalho da vigilância sanitária dentro de uma estrutura regional, em um serviço de saúde pública;
Atividades:
- Estudo da legislação sanitária referente ao tema proposto;
- Visitas técnicas conforme cronograma das atividades;
- Levantamento de dados através de inspeção sanitária nas Unidades de Saúde com Pronto Atendimento;
- Elaboração de diagnóstico da situação sanitária dos serviços com proposta de adequações;
- Apresentação do Diagnóstico Sanitário aos gestores, na reunião do CGR Pólo Cuesta, pelos técnicos do GVS XVI.
A ação resultou em oito inspeções, em que foram encontradas irregularidades referentes às deficiências na Gestão, Infraestrutura e Processo de Trabalho. As medidas administrativas adotadas foram desde orientações técnicas e encaminhamento dos relatórios com aprazamento para sanar irregularidades, até a lavratura de cinco Autos de Infração em quatro municípios. Os Serviços estão sendo monitorados até que superem as não conformidades existentes.