Notícias

GVS Botucatu e IAL Sorocaba realizam capacitação para padronização de análise fiscal de produtos

24/08/2015


A análise fiscal é uma importante ferramenta para o controle do risco sanitário e demanda a integração entre os órgãos de Vigilância Sanitária municipais (VISA-M) e regionais (GVS) e os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz (IAL), para o desenvolvimento de suas ações. Desta forma, se faz necessário estabelecer Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para a harmonização da conduta referente à colheita de amostras, análises laboratoriais das amostras, notificação do resultado da análise fiscal, aplicação do auto de infração (AI), auto de imposição de penalidades (AIP) e assuntos complementares.

Com este objetivo e em continuidade à programação de capacitação para 2015, o Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI promoverá o II Módulo do treinamento “Procedimentos Operacionais Padronizados para Análise Fiscal de Produtos da Área de Alimentos” aos técnicos das VISA-M da sua região de abrangência, no dia 03/09/2015, das 8 as 13 horas, na Sala Rosa, Av. Santana, 353, Centro, Botucatu, SP.

O evento foi  organizado frente a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população e  uniformidade da  colheita de amostras para análise fiscal conforme descrito no artigo 97 da Lei 10.083/98 e Portaria Conjunta CVS-IAL 09/2004.

Os participantes serão avaliados em relação ao conteúdo abordado ao término do evento como ocorrido no Módulo I (7/7/15), em que dos 35 técnicos das VISA-M avaliados, 57% (20) demonstraram ótimo aproveitamento e aos demais foram promovidos reforços, conforme dificuldades apontadas.