Notícias
Anvisa capacita inspetores de Centros de Tecnologia Celular
08/11/2012
Apresentar as tecnologias envolvidas no processo de produção de células humanas para uso clínico, aprofundar os conhecimentos sobre a legislação da Anvisa (RDC nº09/2011) e, com isso, qualificar os inspetores para atuar no licenciamento dos Centros de Tecnologia Celular (CTC). Esse é o objetivo da capacitação que a Anvisa promove durante esta semana (27 a 31 de agosto) com vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
O curso, organizado pela Anvisa e pelo Centro de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, contempla aspectos técnico-cientifico, estruturais e regulatórios dos CTCs. É composto por aulas teóricas, visita técnica ao CTC da Universidade e estudo de casos para o exercício de aplicação da legislação pertinente a área.
Participam dessa primeira capacitação inspetores de seis estados (PR, RJ, SP, RS, AM, BA) e quatro municípios (Campinas, Porto Alegre, Curitiba e São José do Rio Preto), além dos técnicos da Anvisa. No total, serão treinados 25 técnicos que foram priorizados por já possuírem estes serviços instalados em suas localidades.
Saiba mais:
Centros de Tecnologia Celular (CTC): serviço que, com instalações físicas, recursos humanos, equipamentos, materiais, reagentes e produtos para diagnóstico de uso in vitro e metodologias, realiza atividades voltadas à utilização de células humanas, inclusive seus derivados, em pesquisa clínica e/ou terapia. A RDC nº 09/2011 da Anvisa estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento desses serviços.