Notícias

CVS/SP disponibiliza ao SEVISA o sistema eletrônico de monitoramento das notificações de queixa técnica/desvio de qualidade de medicamentos

04/06/2012


A prática da notificação de desvios de qualidade ou suspeita de ineficácia de medicamentos, é uma contribuição fundamental para o monitoramento da qualidade e segurança desses produtos. As notificações enviadas por profissionais de saúde e usuários desses produtos aos órgãos de vigilância sanitária que compõe o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA) permitem a adoção de medidas para redução do risco sanitário, como ações corretivas e preventivas pelos estabelecimentos fabricantes/importadores de medicamentos ou até mesmo a retirada de medicamentos irregulares do mercado.

No Estado de São Paulo, as notificações de desvios de qualidade (queixas técnicas) podem ser enviadas por sistema eletrônico, a partir do formulário disponível no site do Centro de Vigilância Sanitária (CVS).

O GT Medicamentos do CVS/SP, responsável pela análise técnica das notificações, já disponibiliza às equipes regionais e municipais de vigilância sanitária, o acesso online ao sistema eletrônico, com o objetivo de agilizar a investigação das suspeitas de queixas técnicas notificadas, em especial aquelas que indicam maior grau de risco à saúde.

Outro importante procedimento adotado pelo CVS/SP corresponde ao encaminhamento imediato às VISAs Estaduais, das notificações de medicamentos suspeitos/irregulares, de fabricantes de outros Estados.