Notícias
Botucatu discute Normas de Boas Práticas de Manipulação com ambulantes e proprietários de Serviços de Alimentação do município de Arandu
27/09/2013
Técnicos do Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI) e alunas da graduação de nutrição da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de Botucatu, em parceria com a equipe de vigilância sanitária municipal de Arandu promoveram uma palestra com o tema: "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Legislação Sanitária em Serviços de Alimentação".
A palestra teve por objetivo, apoiar as ações das equipes municipais de Vigilância Sanitária (VISA-M) que estão focadas nas questões mais emergentes de prevenção e controle dos riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos.
O evento contou com a presença de quarenta pessoas, entre proprietários e funcionários dos estabelecimentos do município. Este trabalho reforçou a importância da missão da Vigilância Sanitária (VISA) na promoção e prevenção à saúde, demonstrando o quanto é valorosa sua aproximação com a população, que passa a reconhecê-la como parceira, compreender seu importante papel e como está intensamente presente no seu cotidiano; e, desta forma, os cidadãos passam a proteger mais ativamente sua saúde. Um dos resultados alcançados com o evento foi perceber a necessidade da educação continuada dos inspetores sanitários, que contribui para o fortalecimento da VISA como parte integrante do SUS. O que possibilita também o exercício de medidas efetivas para lutar por uma maior segurança alimentar, exercendo além do poder de policia um papel educador.