Notícias

CVS promove capacitação de técnicos do Sevisa para uso do roteiro de inspeção sanitária em laboratórios de análise de água para consumo humano.

28/04/2023


Em abril, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo promoveu dois eventos de capacitação dos técnicos municipais e regionais do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa) para uso do roteiro de inspeção sanitária em laboratórios de análise de água para consumo humano.  

As diretrizes e o roteiro foram publicados no Comunicado SAMA-CVS nº 18, em 02/12/2022. O objetivo do documento e da capacitação é estabelecer referências e diretrizes para atuação dos órgãos estaduais e municipais em ações voltadas à avaliação das condições de funcionamento e de qualidade das análises performadas pelos estabelecimentos prestadores de serviços de análises de água para consumo humano.  

Os dois eventos online tiveram participação de mais de 250 profissionais e foi coordenado pelo diretor do Grupo Técnico de Saúde Ambiental do CVS, Lucas Garcia, com a colaboração da CETESB, por intermédio da profissional Patrícia Trentin, gerente da divisão de metrologia e calibração do órgão ambiental, que abordou a importância, os benefícios e os desafios para garantir a qualidade dos resultados de laboratórios de análises ambientais. Em seguida foi realizada a apresentação detalhada do comunicado e do roteiro. 

A gravação do evento e o material de apoio podem ser acessados aqui