Notícias

CVS divulga perfil dos eventos adversos notificados e das práticas da segurança do paciente no estado de São Paulo

31/10/2023


A Segurança do Paciente constitui uma temática essencial e de relevância mundial que comporta uma multiplicidade de ações a favor da identificação precoce de situações de risco, às ocorrências dos eventos adversos que podem acometer pacientes, famílias, e profissionais, exigindo planejamento, execução, monitoramento e avaliação de ações por meio de planos de melhoria contínuos.

A produção do conhecimento permanente voltada para cultura de aprendizagem significativa, é traduzida pela aplicação da transversalidade nas áreas de assistência e de vigilância em saúde. Para que seja praticada no cotidiano requer atenção dos gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP) assume essa responsabilidade promovendo a disseminação e a capilarização da  Segurança do Paciente em suas práticas rotineiras nas diferentes áreas técnicas que coordenam o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).

 

A Coordenação Estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária - NSP-VISA, no esforço de revelar seu compromisso com as atribuições que lhe cabe apresenta o  documento Perfil dos Eventos Adversos Notificados e das Práticas de Segurança do Paciente no Estado de São Paulo - Jan a Dez/2021 e Jan a Mai/2022, com base nos eventos adversos relacionados à assistência, devidamente notificados pelos serviços de saúde, no Sistema Nacional de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA 2.0. O referido relatório contém ainda o  resultado da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente ocorridas no ano de 2021.