Notícias
CVS-SP lança edição sobre Segurança do Paciente Gravídico-Puerperal e Neonatal
25/09/2024
A busca pela qualidade e segurança do paciente nos serviços de saúde decorre da necessidade da redução dos riscos advindos das condições sanitárias, dos processos de trabalhos implementados e dos avanços das tecnologias aplicadas neste contexto. Portanto, ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos serviços de saúde, sobre o tema Segurança do Paciente com vistas à minimização de riscos e melhoria da qualidade do cuidado prestado ao paciente em serviços de saúde, deve se constituir como foco contínuo.
A produção do conhecimento permanente voltada para cultura de conformidades se deve em grande parte pela constante análise dos processos de trabalho em saúde, identificação proativa de circunstâncias notificáveis e seus ajustes necessários, e ainda, da aplicação da transversalidade nas áreas de assistência e de Vigilância em Saúde. Para que a cultura de segurança seja praticada de forma disseminada e capilarizada requer a indissociabilidade entre gestão-assistência e teoria-prática, como também do compromisso responsável dos gestores e profissionais dos serviços de saúde com os elementos da qualidade (estrutura, processo e resultado).
O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP) assume essa responsabilidade, promovendo a disseminação e a capilarização da Segurança do Paciente em suas práticas rotineiras nas diferentes áreas técnicas que coordenam o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).
No esforço de revelar seu compromisso com a temática elabora o documento Diagnóstico Situacional dos Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde que atingiram as Pessoas nos Períodos Gravidíco-Puerperal e Neonatal no Estado de São Paulo, referente ao biênio 2021-2022.