Notícias

Regional de Franco da Rocha fortalece a Vigilância da Água no combate aos efeitos da estiagem

21/10/2024


Em 16 de outubro de 2024, o Grupo Estadual de Vigilância Sanitária IX de Franco da Rocha realizou um evento de capacitação sobre a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano em um contexto de crescente escassez hídrica.

O evento, que contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde e meio ambiente, teve como objetivo discutir os riscos à Saúde decorrentes da estiagem e fortalecer as ações de prevenção e controle das doenças de transmissão hídrica.

 

 

A mesa de abertura foi composta pela diretora do GVS IX, Sra. Cristiana Aparecida Azzolini; pela coordenadora do Centro de Atenção Regional de Saúde - CARS III, Sra. Aparecida de Lourdes Pellizari Silveira; pelo diretor da Divisão de Ações sobre o Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária (Sama/CVS), Sr. Luis Sérgio Ozório Valentim;  e, pela coordenadora regional  da Atenção Básica, Sra. Geisa Cuevas.

A histórica parceria entre as equipes de Vigilância Sanitária (VISA) e de Vigilância Epidemiológica (VE) ganha ainda mais relevância neste contexto. O Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA), uma ferramenta essencial para acompanhar a ocorrência de doenças relacionadas ao saneamento inadequado, torna-se ainda mais estratégica.

No painel da manhã, foram discutidas ações preventivas para garantir a qualidade da água durante a estiagem. O diretor Luís Sérgio Ozório Valentim apresentou um panorama das ações a serem implementadas, enquanto o Sr. Pedro Carmo de Souza demonstrou como o monitoramento das doenças diarreicas (MDDA) pode auxiliar na identificação de problemas relacionados à qualidade da água. Além disso, o técnico Mário César Lopes Nascimento compartilhou as experiências do GVS IX em crises hídricas anteriores, e Bonfilio Alves Ferreira, representando a sociedade civil, trouxe a perspectiva do programa “Juca Vivo” sobre a crise hídrica na bacia do Rio Juquery.



 

À tarde, os representantes dos municípios de  Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, que compõem a área de abrangência do GVS-IX, apresentaram uma rica diversidade de ações preventivas para garantir a qualidade da água, demonstrando a importância da atuação local no enfrentamento dos desafios da estiagem.

 

A participação de diversos atores nesse modelo de capacitação tem sido essencial para promover a discussão e a construção de soluções conjuntas para os desafios do saneamento básico, impulsionando a revisão dos planos municipais e alinhando-os às agendas mais amplas. 

A homenagem coordenada pelas  diretoras do GVS IX  e do CARS III, à Sra. Geisa Cuevas, profissional dedicada à saúde pública e articuladora de diversas iniciativas, é um reconhecimento do seu importante papel nessa área e um incentivo para que outros profissionais continuem trabalhando em prol da saúde da população.