Notícias

O SIVISA contribui para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

04/10/2012


O SIVISA (Sistema de Informação em Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo) tem sido utilizado desde 2000 por todas as Vigilâncias Sanitárias, municipais e regionais do estado de SP, possibilitando o cadastramento e licenciamentos das atividades do setor regulado, assim como, o registro dos procedimentos executados nesse universo pelos profissionais dos referidos serviços. Estes dados, quando monitorados e avaliados, subsidiam o planejamento e a tomada de decisões durante a gestão do SEVISA - Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo.

Atualmente sua versão para uso on-line – SIVISA-web – encontra-se implantado no Grupo de Vigilância Sanitária da Capital e em 10 municípios(1) e, em fase de implantação nos demais Grupos e Subgrupos de Vigilância Sanitária e em mais 33 municípios do estado de São Paulo(2).

No período de 25 a 27 de setembro do corrente ano, o Centro de Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo recebeu a Dra Sirlei Famer, diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande Sul, juntamente com sua equipe técnica, para apresentação e breve capacitação para implantação e uso on-line do SIVISA.

Esse fato é decorrente da assinatura do Termo de Cooperação Técnica para cessão de uso do SIVISA paulista, firmado entre as Secretarias de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e do Rio Grande do Sul (SES/RS).

A possibilidade das adaptações do programa de computador – software - do SIVISA estadual de São Paulo para a realidade gaucha em muito contribuirá para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), uma vez que possibilitará a geração de dados padronizados e facilitará a troca de informações entre os entes federados usuários do sistema, quando necessário, tornando mais efetivo o controle do risco sanitário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso país.  

O termo possibilitou ainda a criação de um Comitê composto por técnicos das Vigilâncias Sanitárias gaucha e paulista (Portaria CVS 11 de 20/8/2012), com o objetivo de trocar e avançar nas tecnologias de informação de cada estado, levando ao aperfeiçoamento deste e de outros sistemas que possam ser adequados à realidade de cada um. Resulta dessa primeira aproximação, a disponibilização do Sistema de Sangue desenvolvido pelos técnicos do Rio Grande do Sul ao nosso estado. 

_________________

  1. Americana, Avaré, Campinas, Mairiporã, Marília, Nova Odessa, Paraguaçu Paulista, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Sorocaba
  2. GVS de Santo André, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha, Osasco, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Botucatu, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Caraguatatuba, São José do Rio Preto, Jales, Sorocaba, Itapeva, Taubaté; SGVS de Avaré, Tupã, Votuporanga, Itapetininga e Guaratinguetá; e os municípios de Barretos, Batatais, Birigui, Botucatu, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Jacareí, Jaguariúna, Jales, Luis Antonio, Mauá, Mogi Das Cruzes, Morro Agudo, Orlândia, Osasco, Patrocínio Paulista, Pedreira, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté, Tupã, e Votuporanga.