Notícias

Segurança alimentar trabalhada com pré-escolares em creche pública de Botucatu-SP

22/11/2012


O Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu, em parceria com o Departamento de Saúde Pública da UNESP Botucatu e Vigilância Sanitária Municipal, desenvolveu projeto sobre segurança alimentar, em uma creche pública do município de Botucatu-SP, com crianças das etapas I e II (de 4 e 6 anos).

Foram realizados 07 encontros quinzenais, nas tardes das segundas-feiras, no período de agosto a novembro de 2012. Diversos temas foram trabalhados nos encontros, como: doenças transmitidas por alimentos (DTA), lavagem correta de mãos e de alimentos, alimentação saudável, frutas, segurança alimentar, teatro e Vigilância Sanitária. Nos encontros foram realizados jogos e dinâmicas referentes ao tema do dia. Frutas e salada de frutas foram servidas para as crianças degustarem. Os pais participaram de oficinas com tema “como organizar sua geladeira”, “horta em pets” e “importância da vigilância sanitária na vida do cidadão”. O encerramento das atividades se deu no evento “Café com Vigilância”, com apresentação de uma peça de teatro realizada pelas crianças, gincana e exposição da “Casa da  Vigilância”.

O projeto teve como principal objetivo introduzir conceitos e práticas higiênico-sanitárias no dia a dia das crianças, de modo que se tornem habituais e que possam levar o aprendizado para dentro de casa, evitando as DTA em seus lares, bem como aproximar a vigilância da população. Resultados parciais: Em cada encontro foi perguntado o que elas aprenderam com o encontro anterior, e a resposta foi sempre surpreendente, pois se lembravam de quase tudo o que foi trabalhado. Além disto, muitos pais relataram que seus filhos já mudaram alguns costumes em casa, como a freqüência de lavagem das mãos, que pedem para comprar alimentos saudáveis que antes não pediam e até mesmo que cobram estas atitudes de seus familiares.

 

Veja fotos do evento aqui.