Notícias

Vigilância Sanitária Regional de Botucatu participa de Mesa Redonda: “Ações Coletivas em Saúde”

06/03/2014


Pelo quinto ano consecutivo, a convite das docentes da Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva, o Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu e o Subgrupo de Avaré (GVS e SGVS XVI) , participaram da Mesa Redonda: “Ações Coletivas em Saúde”, dirigida aos alunos do 4º ano da graduação de enfermagem da UNESP de Botucatu.

O evento aconteceu no dia dezessete de fevereiro e contou com a participação da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Botucatu e dos Diretores Técnicos do GVS e SGVS XVI. Os debates foram mediados pelas docentes da disciplina.

Na oportunidade foram apresentados o campo de atuação das referidas áreas e sua importância dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com o propósito de reconhecimento da vigilância em saúde na promoção, proteção e prevenção a saúde da população.

Além da mesa redonda, as alunas ainda participaram de atividades práticas durante os meses de março e abril no GVS de Botucatu, visando propiciar uma aproximação com o campo de atuação da vigilância sanitária, de forma a vivenciar o trabalho dentro de uma estrutura organizacional com abrangência regional.

O tema da vivência escolhido para 2014 foi: “O Olhar da Vigilância Sanitária na Central de Materiais de Estabelecimentos Hospitalares” - O papel da enfermeira.

As atividades incluíram visitas técnicas em seis serviços assistenciais de saúde da região e estudo da legislação sanitária referente ao tema proposto.