Notícias

Vigilância Sanitária é um dos temas abordados no Curso de Vigilância em Saúde para a RRAS do Grande ABC

22/05/2014


O curso de Vigilância em Saúde, aprovado no conjunto das formações do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS), resgata a problemática central “Fragmentação dos processos de trabalho das Vigilâncias em Saúde como um todo”, que é pertinente e responde aos anseios da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) integrando o campo das Vigilâncias em Saúde - Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica - e da Assistência.

A metodologia do curso se apoia no conteúdo programático do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE), do Ministério da Saúde, 2005, que atende as expectativas da RRAS e da metodologia de aprendizagem significativa, por meio de cinco módulos: A Construção da Vigilância em Saúde; Sistemas Nacionais de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental; Medidas de Saúde Coletiva e Método Epidemiológico; Análise de Situação de Saúde e  Investigação de Surtos, com cinco encontros nas datas de 06 e 21 de maio e 03, 18 e 25 de junho de 2014.

Para tanto, houve um movimento além das Vigilâncias que culminou no PAREPS, executado em 2013, com o projeto “Acolhimento para a Qualidade dos Serviços de Saúde na Atenção Básica”, que coincidiu com um momento significativo do SUS frente a publicação do Decreto Presidencial nº 7.508/11. É neste cenário que uma das diretrizes – o “Acolhimento” da Política Nacional de Humanização (PNH) torna possível que trabalhadores e gestores da “Atenção Básica” se aproximem de forma propositiva das discussões dos eixos transversais da Educação Permanente, Política de Humanização, Acolhimento e da Vigilância em Saúde.

Objetivo Geral: Qualificar e instrumentalizar os técnicos e gestores que trabalham na RRAS 01 visando a uma implementação qualitativa nos processos de trabalho das Vigilâncias e Assistência, a partir do Método Epidemiológico.

Público Alvo: Técnicos e gestores da Vigilância em Saúde e Assistência da Região do Grande ABC.

Horário: 08h00min às 17h00min

Local: Centro Universitário Anhanguera, Campus II – Av. Dr. Alberto Benedetti, 444, 3º andar – Vila Assunção, Santo André, SP.

Informações: GVS Santo André - (11) 4994.5433 R.129, 137, 158, 192 ou 195 - gvs-santoandre@saude.sp.gov.br