Agenda


Oficina de Formação de Tutores - Educação Continuada



Data/hora início: 13/05/2013 08:00
Data/hora fim: 17/05/2013 17:00
Local: São Paulo -
Promoção: DVST-CEREST e CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
Público Alvo: Coordenadores, tutores e orientadores de aprendizagem do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana dos CERESTs Regionais de Marília, Bauru, Mauá, Franca, Jundiaí, Ribeirão Preto, Indaiatuba, Bebedouro, São João da Boa Vista, Osasco, Franco da Rocha, Presidente Prudente, Sorocaba, Itapeva e Araraquara
Restrito ao SEVISA: Não


Programação/Conteúdo:


“Oficina de Formação de Tutores – Educação Continuada”

Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

13 a 17 de maio de 2013

Cidade de São Paulo

 

Um dos objetivos do Plano Estadual de Saúde 2012-2015 é a implementação de ações em educação permanente em saúde para o SUS, a partir da compreensão de que essa questão é fundamental para o estabelecimento de alicerces que permitam a continuidade desta política pública. A ampliação da metodologia do ensino na modalidade de Educação à Distância (EAD) é também apontada no PES 2012-2015 como um dos objetivos prioritários.

 

O Projeto de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador foi estruturado como uma das estratégias da política de qualificação profissional no campo da saúde do trabalhador, cujos termos e compromissos foram discutidos e pactuados com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, em reunião realizada em 17 de fevereiro de 2011, que aprovou a Implementação do Projeto de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador –EPS/ST-SUS/SP, publicado na Deliberação CIB nº 6/2011.

 

A proposta elaborada inclui várias modalidades de formação, dentre elas a realização de cursos de especialização, voltado aos profissionais inseridos nos dispositivos de gestão, vigilância e atenção em saúde do SUS/SP. O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade de ensino à distância, oferecido pela ENSP/FIOCRUZ, foi apontado na Deliberação CIB nº 06/11 como opção para a especialização dos profissionais do SUS no Estado de São Paulo.

 

O referido curso foi apresentado à rede de saúde do trabalhador do Estado de São Paulo e resultou, até o momento, na adesão de 15 CEREST Regionais, que já iniciaram o curso. Atualmente 740 profissionais da rede municipal de saúde das áreas de abrangência dos CEREST Regionais de Marília, Bauru, Mauá, Franca, Jundiaí, Ribeirão Preto, Indaiatuba, Bebedouro, São João da Boa Vista, Osasco, Franco da Rocha, Presidente Prudente, Sorocaba, Itapeva e Araraquara estão em processo de formação em saúde do trabalhador.

 

Tendo em vista o andamento do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana nestas regiões, verificou-se a necessidade de estabelecer um processo contínuo de formação dos tutores, uma vez que a tutoria é uma das bases estruturantes da Educação a Distância. Cabe aos tutores desempenhar papel fundamental na mediação entre o material didático oferecido pelo curso e o contexto concreto no qual o aluno desenvolve sua relação de construção do conhecimento. O tutor atua como facilitador da aprendizagem fornecendo e trocando informações que possibilitem ao indivíduo agir e tomar decisão.

 

Os tutores caracterizam-se por profissionais com formação e prática profissional no campo da Saúde do Trabalhador. Atua como facilitador da aprendizagem fornecendo e trocando informações que possibilitem ao indivíduo agir e tomar decisão. Devem colocar à disposição do aluno para, junto com ele, retraduzir os conteúdos da maneira mais próxima possível das experiências concretas deste, de seus acúmulos teóricos e práticos, e dos desafios com que se defronta em seu cotidiano. A tutoria é essencial para que a ausência de espaços presenciais não constitua empecilho para a efetividade da relação de aprendizagem na Educação à Distância.

Por se tratar de um processo de formação que está associado à implementação de ações no campo da Saúde do Trabalhador para o SUS, a formação permanente dos tutores é fundamental, buscando constantemente a qualificação e a integração no projeto pedagógico.

 

Objetivos

  • Acompanhar o desenvolvimento do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade de ensino à distância no estado de São Paulo, de modo a identificar principais dificuldades e problemas no sentido de corrigi-los, facilitando a troca de experiências no grupo.
  • Apoiar o trabalho dos Coordenadores Regionais;
  • Apoiar o trabalho dos Orientadores de Aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
  • Contribuir para a formação técnica dos tutores nos temas de Saúde do Trabalhador;

 

Público Alvo

  • 16 - Coordenadores regionais de curso;
  • 38 - Tutores;
  • 15 - Orientadores de aprendizagem;
  • 06 - Coordenação do Curso - CESTEH/ EAD-ENSP
  • 03 – Coordenadores Estaduais - CVS-SES SP

 

OBSERVAÇÃO:

Coordenadores do curso: 13-17mai13

Tutores: 14-15mai13

Orientadores de Aprendizagem: 16mai13