Agenda
17º Seminário Áreas Contaminadas e Saúde
Data/hora início: 01/11/2018 09:00
Data/hora fim: 01/11/2018 17:00
Local: Centro de Convenções Rebouças - Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05402-000 - Auditório Amarelo e Salão Cinza -
Promoção: Centro de Vigilância Sanitária
Público Alvo: Profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos órgãos de Meio Ambiente, de Saneamento e de Recursos Hídricos, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, além de especialistas e gestores de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com o tema.
Restrito ao SEVISA: Não
Programação/Conteúdo:
Evento anual realizado desde 2002, o seminário é fruto da parceria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com as faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições para tratar das relações entre as áreas cadastradas como contaminadas no território paulista e os riscos à saúde da população. Nas suas 16 versões, o evento já recebeu uma ampla gama de especialistas da universidade, dos órgãos públicos de regulação, da sociedade civil, de empresas e outras instituições vinculadas ao tema.
O evento deste ano ocorrerá em 01 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças (CCR), na capital Paulista, para um público de 200 pessoas, e será realizado em parceria com o SUSTREM 2018 - XI Seminário EKOS BRASIL: International seminar for remediation and redevelopment of contaminated sites, previsto de 29 de outubro a 01 de novembro, também no CCR. Na edição deste ano, o CVS e as faculdades de Saúde Pública da USP se juntam na organização ao Centro de Pesquisas em Águas Subterrâneas, ligada ao Instituto de Geociências da USP (CEPAS/IGcUSP), prevendo convidar instituições internacionais, como o Common Forum on Contaminated Land in Europe/European Union, para tratar da “Gestão de áreas contaminadas e proteção da saúde da população”. A intenção é debater, à luz das experiências internacionais, as estratégias e as políticas públicas para melhor proteger a população de riscos à saúde associados à exposição a substâncias tóxicas presentes nas áreas contaminadas.
A programação do seminário pode ser acessada clicando-se aqui e o seu cartaz pode ser baixado aqui.