Publicações

2 registro(s) - Pg 1 de 1



  • Título: Vigilância Sanitária
    Tipo: Livro
    Autor pessoal: Eduardo, Maria Bernadete de Paula
    Autor corporativo: Instituto para o Desenvolvimento da Saúde - IDS; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP; Banco Itaú
    Ano: 1998
    Paginação: 465 p.
    Editora: Editora Fundação Petrópolis Ltda.
    Volume: 8
    Idioma: Português
    Resumo: Manual de referência para a atuação das equipes municipais responsáveis pelas ações coletivas de saúde na promoção e manutenção da saúde de suas populações. Apresenta um conjunto básico de conceitos técnicos e ferramentas sobre o que se caracteriza, no Brasil (1998), como vigilância sanitária, dentro de um enfoque pragmático, direcionado à instrumentalização dos agentes responsáveis por essa prática em seus municípios. está organizado em cinco partes: Introdução, Noções Básicas, Programas, Operacionalização e, o poder da Ação da Vigilância Sanitária.

  • Título: Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Risco
    Tipo: Manual
    Autor pessoal: ANVISA
    Autor corporativo: ANVISA
    Ano: 2006
    Paginação: 156 p
    Editora: ANVISA
    Idioma: Portugues
    Resumo: As inovações tecnológicas produzidas pela inteligência humana, embora signifiquem avanços, podem também gerar riscos à saúde, quando não monitoradas de maneira adequada. Por isso, a qualidade do atendimento à população está intrinsecamente relacionada à monitoração desses riscos. Cabe ao Estado ser o regulador dessa relação por meio da adoção de medidas de controle e prevenção e pela veiculação de informações à sociedade. Isto contribui para a efetiva participação dos usuários no processo de construção de um sistema de saúde de qualidade. Por essa razão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica esta série dedicada aos Serviços de Saúde no intuito de levar aos profissionais da área instrumentos práticos para o gerenciamento dos riscos sanitários. Espera, assim, por meio destas publicações, contribuir para o desenvolvimento de ações seguras, além de disponibilizar informações atualizadas que podem ser repassadas ao público.