Notícias

CVS divulga novo Boletim sobre Vigilância das Populações Expostas à Agrotóxicos - 2022

23/01/2023


 

Está disponível ao público a quarta edição do Boletim sobre Vigilância das Populações Expostas à Agrotóxicos (VSPEA 2022), elaborado pelas equipes técnicas do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL). 

Nele são apresentadas informações a respeito da implantação das ações de vigilância voltadas ao controle dos riscos sanitários associados ao uso de agrotóxicos em território paulista e outras iniciativas integradas de saúde para proteção e cuidados com populações expostas a tais produtos.  

A nova edição do Boletim contempla, dentre outros assuntos, o processo de priorização dos municípios para implementar o programa VSPEA em São Paulo, as estratégias de capacitação das equipes de vigilância para notificar adequadamente intoxicações exógenas, as análises de resíduos de agrotóxicos em água e alimentos e a participação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no programa.  

O Programa VSPEA, ora em estruturação no estado de São Paulo, contém diretrizes de âmbito nacional e prevê ações integradas de saúde direcionadas às populações expostas ou potencialmente expostas à agrotóxicos, sobretudo trabalhadores e grupos populacionais vulneráveis.