Notcias

Pomadas para tranar ou modelar cabelos: efeitos indesejveis vm ocorrendo aps o uso dos produtos.

09/03/2023


Desde o início do ano, tem sido relatados casos de cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça após o uso de pomadas capilares utilizadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Os produtos estão sendo monitorados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e uma investigação em abrangência nacional está sendo realizada a fim de identificar a causa dos efeitos indesejáveis relatados.

Como medida preventiva, desde 10/02/2023, TODAS as pomadas capilares com finalidade de trançar, modelar ou fixar cabelos estão com sua fabricação, comercialização e uso suspensos pela Anvisa enquanto a investigação não estiver concluída.

A venda está suspensa, porém os produtos comprados anteriormente, existente tanto nos salões de beleza e barbearias quanto nas residências não devem ser usados por falta de segurança, conforme explica a Gerente de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Cosméticos e Saneantes da Anvisa, Renata Zago no Vídeo.

 

Mais informações podem ser adquiridas através do site: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas.

 

Recomendações aos consumidores:

1. Não use ou adquira esses produtos.

2. Se fez uso do produto, lave os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

3. Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.

4. Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.

5. Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa através do Notivisa, disponível no endereço eletrônico: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.

 

Recomendações aos profissionais, salões de beleza, barbearias e comércio no geral:

1. Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.

2. O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.

3. Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.

4. Caso possua esses produtos em estoque, segregue em local seguro e aguarde novas recomendações.