Notícias

CVS publica Comunicados de proibição de comercialização e recolhimento de produtos cosméticos, da empresa Bioline Ind. e Distribuidora de Cosméticos Ltda

18/12/2023


O CVS informa que durante investigação de surto por Burkhoderia cepacia, em Hospital no Estado de São Paulo, onde a equipe de CCIH suspeitou da contaminação do produto de higiene "Sabonete sem enxague", da marca Eco Skin, fabricado por Bioline Industria e Distribuidora de Cosméticos Ltda, sendo então, realizada colheita de amostras do lote 070523 para análise fiscal. O laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado insatisfatório nas análises de contagem de bactérias aeróbias mesófilas e pesquisa de patógenos, com detecção da presença de Burkholderia cepacia, Pseudomonas plecoglossicida e Pseudomonas putida.

Após o laudo ser considerado definitivo, houve a publicação pelo Centro de Vigilância Sanitária de Comunicado-CVS 17/2023 de proibição de comercialização e recolhimento do lote 070523, publicado em D.O.E no dia 14/11/2023.

Diante da situação, a equipe de vigilância sanitária do município de Valinhos realizou inspeção na empresa Bioline em 17/11/2023, na qual foram constatadas falhas de Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, assim, foi instaurado processo administrativo sanitário com imposição de penalidade de suspensão de fabricação e venda de todos os produtos que contenham água como matéria-prima.

Com base nas informações obtidas nesta inspeção, o Centro de Vigilância Sanitária também providenciou a publicação do Comunicado-CVS 19/2023 de Proibição da comercialização de todos os produtos que contenham água como matéria-prima, incluindo o produto Sabonete Líquido sem Enxague, marca Eco Skin, fabricados por Bioline Indústria e Distribuidora de Cosméticos Ltda, publicado em D.O.E no dia 11/12/2023.

Esclarecemos que cabe ao detentor e responsável pelo produto, no caso a empresa Bioline, o ônus do recolhimento, transporte e inutilização do produto condenado. A empresa ainda não apresentou relatório conclusivo e segue sendo monitorada.