Notcias

Novo recurso para gestores municipais: Roteiro de Plano de Ao Municipal - VSPEA

20/05/2024


A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, por meio do programa estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), tem como missão promover a qualidade de vida e reduzir os riscos à saúde das populações expostas aos agrotóxicos. Para alcançar esse objetivo, o programa desenvolve ações como o reconhecimento das características dos territórios, a identificação de áreas e populações prioritárias, a integração da vigilância em saúde com a assistência à saúde, e o fortalecimento dos sistemas de informação e da educação permanente.
 
Com o intuito de subsidiar e apoiar as equipes municipais de vigilância em saúde na implementação da VSPEA, foi lançado o "Roteiro de Plano de Ação Municipal para a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA)". Esse guia abrangente e prático oferece suporte aos gestores municipais no enfrentamento dos desafios relacionados à exposição aos agrotóxicos.
 
O Roteiro de Plano de Ação Municipal - VSPEA foi elaborado pelo Grupo Técnico da VSPEA Estadual, com a colaboração dos Grupos Regionais do Centro de Vigilância Sanitária e das equipes municipais de Vigilância Sanitária do estado de São Paulo.
 
Já disponível para acesso on-line, através do link Roteiro (saude.sp.gov.br)