Notícias

Abertas Inscrições para o 17º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde

06/09/2018


Estão abertas as inscrições para o 17º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde, que será realizado no dia 01 de novembro de 2018, no Sesc Santos, localizado à R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900. As inscrições podem ser realizadas clicando-se aqui.

Evento anual realizado desde 2002, o seminário é fruto da parceria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com as faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições para tratar das relações entre as áreas cadastradas como contaminadas no território paulista e os riscos à saúde da população. Nas suas 16 versões, o evento já recebeu uma ampla gama de especialistas da universidade, dos órgãos públicos de regulação, da sociedade civil, de empresas e outras instituições vinculadas ao tema.

O evento deste ano ocorrerá em 01 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças (CCR), na capital Paulista, para um público de 200 pessoas, e será realizado em parceria com o SUSTREM 2018 - XI Seminário EKOS BRASIL: International seminar for remediation and redevelopment of contaminated sites, previsto de 29 de outubro a 01 de novembro, também no CCR.  Na edição deste ano, o CVS e as faculdades de Saúde Pública da USP se juntam na organização ao Centro de Pesquisas em Águas Subterrâneas, ligada ao Instituto de Geociências da USP (CEPAS/IGcUSP) e a Companhia Ambiental Paulista (Cetesb), prevendo convidar instituições internacionais, como o Common Forum on Contaminated Land in Europe/European Union para tratar da “Gestão de áreas contaminadas e proteção da  saúde da população”. A intenção é debater, à luz das experiências internacionais, as estratégias e as políticas públicas para melhor proteger a população de riscos à saúde associados à exposição a substâncias tóxicas presentes nas áreas contaminadas.