Notícias

XIX Encontro Estadual da RENAST e II Encontro Estadual da CISTT

01/11/2017


A Saúde do Trabalhador realizou mais um Encontro envolvendo as DRS, GVS, GVE, CEREST e controle social.

Ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro de 2017, em São Paulo, e contou com a participação de mais de 150 pessoas.

Foram 2 eventos ocorrendo em sequencia, iniciando-se com o II Encontro da CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no qual tivemos a palestra do Dr. Antonio Rebouças, sobre o IMPACTO DA REFORMA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR e a apresentação de importantes experiências de participação e controle social: Movimento Sem Terra do Pontal do Paranapanema, Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico (AEIMM), Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e o Projeto Nacional de Articulação e Qualificação do Controle Social – realizado pelo DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde e Ambiente de Trabalho).

No XIX Encontro Estadual da RENAST, a palestra magna foi proferida pela Dra. Ana Figueiredo, com o tema: A VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NAS TEMÁTICAS DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.  Também contamos com a apresentação de experiências por parte de vários serviços e Pôsteres com temas diversos e que muito contribuíram para a qualificação das ações em Saúde do Trabalhador.

Mostra de experiências

  1. Acidentes de trabalho envolvendo terceiros na rede de distribuição elétrica Brasileira
  2. Chega de Trabalho Infantil”: Violação do Direito Fundamental à Saúde Infanto-Juvenil

  3. A importância da integração e trabalho conjunto das instâncias de atenção à saúde, vigilância, regulação e representação sindical na garantia da segurança e saúde no trabalho rural – relato de experiência exitosa.
  4. Construção de processo de trabalho conjunto e efetivo entre GVE XVII e GVS XVII ampliando a participação e atuação de diferentes de áreas de interlocução técnica no campo/território das vigilâncias municipais
  5. Estratégia de intervenção na rede privada do município de Diadema: notificações dos agravos relacionados ao trabalho como responsabilidade de saúde

  6. Grupo regional de estudos de saúde mental e trabalho do Cerest Bauru

  7. Sistema de rastreamento de acidentes do trabalho - Sisrat

  8. Estratégia utilizada para o incremento das notificações de agravos relacionados ao trabalho no sistema de informação de agravos de notificação – Sinan no município de Santos

Pôsteres

No sentido de garantir a participação de todos na discussão, foi desenvolvida uma dinâmica de grupo que resultou na elaboração de propostas de ação já disponibilizadas ao público do evento.

Outros temas fundamentais à Saúde do Trabalhador foram tratados, como: A construção da análise de situação de saúde dos trabalhadores – Flavia Ferreira Souza, da CGST/MS – Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador/Ministério da Saúde; Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho – Dra Célia Stander – MPT – Ministério Público do Trabalho; As ações de saúde do trabalhador nos instrumentos de planejamento do SUS – Adilson Soares – CCD/SES.

“As Ações de Saúde do Trabalhador nos Instrumentos de Planejamento do SUS" - Adilson Soares - Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde /São Paulo (CCD-SES/SP)

“A construção da análise de situação de saúde dos trabalhadores” – Flávia Ferreira Souza – Coordenadoria Geral de Saúde do Trabalhador / Ministério da Saúde

Site do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho – Dra Célia Stander – MPT – Ministério Público do Trabalho (https://observatoriosst.mpt.mp.br/)

A avaliação do evento foi bastante positiva, por possibilitar um encontro produtivo entre parceiros de trabalho, com atualizações técnicas e troca de ideias.