Ambientes e Processo de Trabalho

CVS atualiza o Manual sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

14/01/2021


A DVST - Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho, disponibiliza orientações atualizadas para a notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho são a terceira causa de concessão de benefícios e aposentadorias por invalidez no Brasil, segundo dados do INSS referentes apenas aos trabalhadores formais. Paralelamente, a OMS aponta que esse agravo é responsável por 8,8% da mortalidade e 16,6% da incapacidade laboral no mundo.

Análise feita pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Estadual, sobre as notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no SINAN, entre 2005 e setembro de 2020, evidenciou que as notificações desse agravo representam 9,06% do total de outros agravos de notificação compulsória no Estado de São Paulo.

Debruçando-se sobre este cenário, a DVST/Cerest Estadual de São Paulo complementou e atualizou o material de Orientações Técnicas para a Notificação no Sinan dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, produzido em 2016, indicando, inclusive, a ficha de investigação Sinan com a nova e atualizada definição de caso.

O texto atualizado está disponível em Publicações.