Ambientes e Processo de Trabalho

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo atualiza Manual sobre Perda Auditiva Induzida por Ruído

02/09/2021


OCentro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) disponibiliza, por meio da  Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho (DVST), orientações atualizadas para a notificação da Perda Auditiva Induzida por Ruído – Pair.

Apesar dos avanços tecnológicos atuais e das profundas mudanças ocorridas nos modos de produção, ainda hoje a perda auditiva continua sendo um dos agravos à saúde mais prevalentes nos ambientes de trabalho de inúmeros processos produtivos. A Pair é um dos problemas de saúde ocupacional mais disseminados e prevalentes no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano 2000, a Pair era responsável por 19,0% dos anos vividos com incapacidade causada por todas as doenças e agravos decorrentes de fatores ocupacionais, em todo o mundo.

O Ministério da Saúde atualizou a definição de caso de Pair na ficha Sinan, acrescentando a possibilidade de exposição do trabalhador a produtos químicos ototóxicos.

Considerando a importância da notificação dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, a DVST complementou e atualizou o material de Orientações Técnicas para Notificação da Perda Auditiva Induzida por Ruído no Sinan, indicando, inclusive, a Ficha de Investigação Sinan com a nova e atualizada definição de caso.

Clique aqui para acessar o texto atualizado.