Notícias

Peça teatral em reunião do Conselho Estadual de Saúde lembra vítimas de acidentes de trabalho

29/04/2013


A peça Entre Escadas foi apresentada na última reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) de São Paulo na sexta-feira para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes de Trabalho, 28 de abril.

O grupo de teatro do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Santo André, que criou e apresentou a peça, foi convidado a levá-la à reunião do Conselho pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST Estadual). Participaram da reunião do Conselho gestores e trabalhadores da Saúde e representantes da sociedade civil organizada.

Milhares de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho a cada dia no mundo. Para dar visibilidade a isto, provocar reflexão e mudar esta realidade, foi instituído o Dia em Memória das Vítimas dos Acidentes de Trabalho. Nele são lembradas as vítimas de acidentes, doenças e formas degradantes de trabalho, causas de altos índices de doenças, mutilações e mortes - de muito sofrimento.

Em 1995, o 28 de abril começou a ser lembrado no Canadá como um dia em homenagem às vítimas de acidentes e doenças de trabalho - a data lembra o dia 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores morreram em decorrência de uma explosão na mina de Farmington, na Virgínia – Estados Unidos. Este movimento se espalhou por diversos países, por iniciativa de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, e em 2003 a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial para a segurança e saúde nos locais de trabalho.

Em 2006, o governo brasileiro adotou oficialmente a data não só para homenagear estas vítimas, mas também para alertar e impulsionar a sociedade sobre a necessidade de desenvolver formas de trabalho que preservem a vida e promovam a saúde, dando visibilidade à questão.