Programas e Projetos

Saúde do Trabalhador da Saúde


No período de 2010-2012 foram notificados no Estado de São Paulo cerca de 609.000 acidentes do trabalho, sendo que cerca de 165.000 (27%) ocorreram em serviços de saúde.

De acordo com os dados do CNES (atualização em 20/04/2010), estima-se que, incluindo todos os profissionais que atuam na área da saúde; os trabalhadores com risco para Exposição acidental a material biológico - Eamb no Estado de São Paulo compreenderam cerca de 660.000 trabalhadores.

A literatura mostra que cerca de 90% dos acidentes do trabalho típicos ocorridos em serviços de saúde estão relacionados com exposição a material biológico potencialmente contaminado.  Portanto, o monitoramento periódico da Eamb neste segmento laboral, bem como a adequada notificação destes agravos são imprescindíveis para o estabelecimento de ações preventivas, bem como, suas implantações nos serviços de saúde com o objetivo de reduzir e até eliminar este tipo de evento adverso e indesejado. 

Os resultados preliminares do monitoramento da Eamb estão disponíveis desde o ano de 2014 e podem ser acessados por meio do texto “Exposição acidental a material biológico em trabalhadores de serviços de saúde”.