Notcias

Estado de So Paulo recebe Certificado de Reconhecimento de Excelncia por contribuio ao PARA - Ciclo 2023

03/05/2024


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa/MS, por meio da Gerência Geral de Toxicologia, realizou nos dias 24 e 25 de abril de 2024, em Brasília/DF, a I Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos PARA 2024.

O PARA é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenada pela Anvisa e executada em conjunto com os órgãos estaduais de Vigilância Sanitária, sendo um indicador anual da qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira, no que se refere à existência ou à persistência de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

Considerando a temática comemorativa dos 25 anos da Anvisa, o objetivo da reunião foi refletir sobre os principais avanços ao longo dos vinte e três anos de existência do PARA, discutir temas técnicos para capacitação dos participantes e propor estratégias sustentáveis de atuação do SNVS no controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

A reunião contou com a participação de representantes das Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais e Lacens integrantes do PARA.

O Estado de São Paulo foi representado pela diretora técnica do Grupo de Alimentos do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de SP e técnicas da Vigilância Sanitária Municipal de São José dos Campos/SP e recebeu da Anvisa o Certificado de Reconhecimento de Excelência por ter contribuído com um dos maiores números absolutos de amostras coletadas e aptas para análise no ciclo 2023 do PARA.